Intercâmbio na Irlanda: Saiba qual é a melhor época para ir!
- mottointercambio

- 14 de fev. de 2022
- 3 min de leitura

Fazer um intercâmbio é o sonho de muitas pessoas que gostam de viver experiências novas, uma oportunidade inesquecível que traz um diferencial para a vida profissional e expande nossa mente através do contato com diferentes pessoas e culturas.
Porque escolher a Irlanda?
Alguns dos principais motivos para escolher a Irlanda como destino do seu intercâmbio:
facilidade do visto
possibilidade de viajar pela Europa
permissão para trabalhar legalmente no país
Como funciona o visto de estudante?
O visto que permite ao estudante 8 meses de estadia na ilha e trabalhar em meio período é o Stamp 2. Para conseguir esse carimbo, o estudante precisa cumprir uma série de exigências feitas pelo governo irlandês, sendo elas:
Passaporte com validade de pelo menos 6 meses após a data de volta para o Brasil
Comprovante de pagamento do curso de inglês de 25 semanas (carta da escola)
Comprovante de 3 mil euros (quantidade necessária para se manter durante esse tempo de acordo com o governo irlandês)
Comprovante de residência
Passagem de volta
Seguro Saúde
300 euros (valor cobrado pelo visto)
Qual cidade escolher?
Um dos motivos para escolher a Irlanda para realizar o intercâmbio é o custo-benefício além da hospitalidade do povo irlandês, que em sua maioria são muito gentis, educados e receptivos. As cidades que os brasileiros mais elegem como destino são Dublin e Galway, então não é difícil encontrar nossos conterrâneos por essas cidades.
Limerick e Cork, também são excelentes escolhas e tem bons preços e uma ótima estrutura.
O clima: uma análise importante
Um ponto importante a se considerar na Irlanda é o clima, pois é um país onde as temperaturas baixas prevalecem. Os primeiros meses do ano (inverno) são os mais frios e com chuvas intensas e se sua escolha for viajar nesse período, se prepare para o choque climático. A partir de maio (primavera), as temperaturas melhoram, e no meio do ano, por volta de junho, as temperaturas mais altas substituem o clima gelado (verão).
Sempre haverá prós e contras na escolha do período da sua viagem de intercâmbio. Se prefere o verão sua viagem vai sair um pouco mais cara, pois nesse período de férias escolares as passagens aéreas e atividades no geral são mais caras na Europa, porém permite que você aproveite várias atividades ao ar livre que acontecem somente nessa época do ano, como os famosos festivais.
Se você prefere o inverno vai encontrar algumas vantagens como economizar nas passagens porque como será baixa temporada a quantidade de turistas será bem menor, diminuindo os preços e filas de espera em locais como restaurantes e atrações turísticas.
Quais são os melhores meses para conseguir emprego
Se você quer chegar e arranjar um emprego, julho e agosto são excelentes por ser início do verão, os dias são mais longos e o comércio fica aberto por mais tempo.
No período do inverno, outubro e novembro são bons para buscar trabalho pois novas vagas de emprego temporário surgem por conta do Natal. Importante lembrar que por conta das limitações do visto só é possível trabalhar 20h semanais durante a maior parte do ano, o que acaba limitando as possibilidades dos estudantes.
Levar em conta a data da passagem aérea
Como você percebeu, há vários fatores importantes para escolher a data da sua viagem e uma delas é o valor a sua passagem aérea. A época do ano acaba influenciando o valor das tarifas. De acordo com o Skyscanner, um site de venda de passagens, no inverno europeu os preços são bem mais baixos que no verão.
Gostou das dicas para ajudar a escolher a melhor época para realizar seu intercâmbio? Então analise seu gosto pessoal e a adaptação ao clima, se você prefere chegar no inverno ou no verão, e também ao seu orçamento. A Irlanda recebe estudantes o ano inteiro, porém recomendamos que você se programe para chegar entre o final de fevereiro e começo de novembro.
Precisando de orçamento para o seu intercâmbio na Irlanda? Clique aqui e fale com um consultor da Motto!







Comentários