Passo a passo para levar seu pet para a Irlanda
- mottointercambio
- 17 de dez. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de set. de 2023
Tá querendo fazer intercâmbio e pretende levar seu amiguinho com você, sabia mais quais são as exigências para levar o seu pet na viagem.

Se você tem um pet algumas dúvidas podem surgir no momento do planejamento do seu intercâmbio, como, onde e com quem ele ficará? Essa é uma preocupação porque quem tem um bichinho sabe como é o amor que sentimos por eles!
A boa notícia é que você pode levá-lo junto com você, sim, é super possível! Para que tudo corra bem, a Motto Intercâmbio preparou esse post com informações importantes para você e seu pet viajarem com total conforto e segurança.
Durante o planejamento e organização do seu intercâmbio junto com seu pet, você deve pensar em alguns pontos importantes, como acomodação, passagem aérea e custos adicionais.
Antes de começar, alguns pontos importantes:
Seu animal de estimação deve chegar à Irlanda cinco dias antes ou depois da sua viagem (mas pode ser acompanhado por outra pessoa).
Cada pessoa pode viajar com no máximo 5 animais.
Passo a passso para o transporte de animais de estimação para a Irlanda saindo de países não pertencentes à União Europeia
Importante: a entrada na Irlanda é permitida apenas pelo aeroporto de Dublin.
1. MICROCHIP
Você deve microchipar seu pet em um veterinário. O microchip deve ter ISO 11784/11785, o padrão internacional, caso não tenha você vai precisar levar um leitor para o país de destino.
2. VACINAÇÃO
Depois de aplicar o microchip – só depois! – você precisa fazer a vacinação antirrábica. Mesmo se a vacinação estiver em dia, você vai precisar dar outra vacina após a microchipagem.
A vacina antirrábica precisa estar válida e ter todos os detalhes na Carteira de Vacinação, incluindo o selo da vacina constando fabricante, lote e data de fabricação, data da vacina, validade, o carimbo e a assinatura do veterinário.
Importante: vacinação de campanhas públicas NÃO SÃO ACEITAS. Você precisa fazer em uma clínica veterinária para ela ser aceita para viajar com animais.
3. LAUDO DA SOROLOGIA ANTIRRÁBICA
Trinta dias após a vacinação contra raiva, você vai até o veterinário para coletar o sangue do animal e fazer a sorologia, o resultado sai em 90 dias, com o resultado em mãos, você já pode comprar a passagem e agendar tudo baseado nesses 90 dias!
É necessário que esse exame seja feito por uma clínica credenciada pela União Europeia. Confira quais são esses laboratórios credenciados no Brasil clicando aqui.
4. ATESTADO DE SAÚDE
Marque com o seu veterinário assim que souber a data do agendamento no órgão oficial (próximo passo) para solicitar um atestado de saúde, se certifique que no documento tem a assinatura e o carimbo do veterinário.
5. FAZER O CZI
Solicitar a emissão do CZI – Certificado Zoosanitário Internacional, que é o documento de autorização para que seu pet possa embarcar.
Para isso, você precisa fazer um agendamento. Quando você souber o dia da viagem, já tente marcar uma data entre 10 e 3 dias antes do seu embarque para fazer o CZI.
Para saber onde você pode fazer esse documento no seu estado, clique aqui
Em São Paulo e em muitos lugares do Brasil, eles ficam localizados no aeroporto internacional.
Atenção: você só pode solicitar o CZI contados a partir do dia que o veterinário coletou o sangue do seu pet para mandar para o laboratório
Documentos necessários:
No dia que você agendou, seu animal não precisa ir junto. Não esqueça dos documentos:
Comprovante de aplicação do microchip com o código
Carteira de Vacinação com o comprovante da vacina anti-rábica
Laudo da Sorologia Anti-Rábica com anticorpos acima de 0,5 UI/ml
Duas cópias de todos os documentos acima – certificado do microchip, carteira de vacinação e sorologia
Certificado de Saúde emitido pelo veterinário
Requerimento para Fiscalização de Animais de Companhia preenchido (baixe aqui)
Comprovante de embarque (Passagem, Comprovante de Compra etc)
Endereço que você vai ficar hospedado quando chegar no país
No recebimento dos documentos do CZI, confira todos os dados. Assim que tudo estiver conferido, o documento demora até dois dias para sair – aí você volta para buscar e pode usá-lo para embarcar.
6. AVISO PRÉVIO DO TRANSPORTE DO ANIMAL
O tutor deve enviar um formulário com aviso prévio sobre o transporte do animal para o Aeroporto de Dublin, no seguinte e-mail: petmove@agriculture.gov.ie
O e-mail deve conter as seguintes informações:
· Data e hora de chegada:
· Aeroporto
· Nome:
· Número do vôo
· Quantidade de animais transportados
Documentos com os quais o animal viajará.
Pagar a taxa para a realização das inspeções.
Após a chegada...
Ao procurar acomodação algumas podem cobrar uma taxa adicional para seu pet, e não esqueça de confirmar se a presença de animais de estimação é permitida e informe a quantidade, raça e tamanho.
Dica Motto:
Importante incluir no seu planejamento sobre os requisitos para a posse de animais na Irlanda. São tópicos como vacinação, identificação, regras de disciplina e higiene, plano veterinário, etc., lembrando que após a sua chegada, você precisará providenciar a licença do seu cãozinho.
Nos vemos em breve na Irlanda!
Se quer saber mais sobre pacote de intercâmbio >> suporte@mottointercambio.com.br
Comments